viajar melhor

16 Dicas valiosas pra você viajar melhor

Viagens são experiências extremamente pessoais e na grande maioria das vezes são muito prazerosas. Ninguém viaja esperando passar por momentos ruins, mas existem algumas dicas que podemos seguir para garantir que iremos aproveitar melhor nossa jornada. Confira!

1.Crie sua própria aventura

É bacana sim visitar os pontos turísticos mais famosos, mas uma coisa maravilhosa sobre viajar (principalmente sozinha) é que você pode fazer só o que tiver vontade. Quais são seus objetivos de viagem? Gastronomia, cultura, eventos, compras? Procure adequar seu roteiro ao que te interessa. Se você prefere fazer um tour culinário em vez de ir ao Museu do L’ouvre, tudo bem! Se você prefere torrar na praia o dia todo em vez de rodar por outlets, tudo bem também. Faça o que te deixar feliz.

2.Faça coisas inusitadas

Coma algo diferente, caminhe ao invés de pegar um táxi, use uma roupa que não tem nada a ver com o seu estilo, enfim, aja de uma forma que seja diferente do seu cotidiano. Viajar é uma oportunidade de explorar novos “eus”, permita-se ser outras pessoas, experimentar outras personalidades. Mesmo que isso acabe sendo uma experiência ruim, você ainda vai ter uma história para contar.

3.Busque mais do que diversão

Todas queremos nos divertir em nossas viagens, isso com certeza é um dos objetivos mais importantes, mas tente realmente conhecer algo sobre o lugar que vai visitar. Descubra o que há de especial nele, no povo que o habita, na história pela qual ele passou. Isso vai enriquecer demais sua viagem, além de abrir sua mente e te fazer valorizar mais todas as culturas. E falando nisso…

4.Mergulhe na cultura

Aproveite ao máximo tudo o que é típico do local: as comidas, as músicas, as celebrações, os costumes, não somente observe, mas busque participar também (sempre com respeito e cuidado, claro). Mesmo as pequenas coisas podem trazer experiências incríveis.

viajar melhor

5.Não siga seu planejamento à risca

Parece até contraditório, eu mesma defendo que é de suma importância fazer um planejamento consistente antes de viajar, contudo, você tem que aceitar que não podemos prever cada detalhe do que vai acontecer (mesmo porque muitas coisas estão fora do nosso controle e isso também é algo lindo). Não se frustre, mantenha expectativas flexíveis.

6.Conheça sites úteis

Seja para comprar passagens aéreas ou reservar acomodações, para encontrar os melhores passeios, localizar meios de transporte… faça uma busca prévia em sites gerais e especializados. Não tenha preguiça, conseguir os melhores preços demanda insistência e paciência. Pesquise bastante e você vai ver como sua viagem vai fluir melhor.

7.Fique sempre atenta

As melhores oportunidade de viagem podem aparecer quando você não está esperando. Se você se mantiver alerta e puder manter uma flexibilidade de datas e destinos, pode acabar fazendo uma viagem sensacional que nem sequer estava nos seus planos.

8.Leve pouca bagagem

Sempre bato nessa tecla. Roupas neutras, combinações variadas, tecidos que não amassam. Menos coisas significa mais conforto, além de evitar que você pague taxas de sobrepeso em aeroportos. Sério, não abuse do peso, isso pode dar muita dor de cabeça e te fazer gastar um dinheirão.

9.Procure voos na aba anônima

Os sites de passagens aéreas registram seu histórico de buscas e aumentam o preço se você fizer a mesma busca várias vezes. Se você utilizar a aba anônima, evita que isso aconteça.

10.Não espere as outras pessoas se decidirem

A gente sabe que algumas pessoas nunca conseguem se planejar ou priorizar uma viagem o bastante para nos acompanhar. Isso pode levar anos. Se você já tem tudo preparado, vá sozinha, quem sabe assim, na próxima vez, aquela amiga que sempre te enrola consegue se organizar melhor e ir junto.

viajar melhor

11.Vá na baixa temporada

Esta dica nem sempre é aplicável, pois algumas pessoas só podem tirar férias em determinados períodos do ano. Mas se não for esse o seu caso, fuja da alta temporada. Você vai economizar uma boa quantia de dinheiro e aproveitar melhor os locais, com menos chances de encontrar multidões de turistas e filas gigantescas.

12.Guarde seu celular (e a câmera também)

Ok, você precisa manter contato com sua família e amigos, atualizar redes sociais e tirar fotos, mas não deixe que isso atrapalhe sua experiência. Viajar também tem a ver com desconexão digital. Viva o momento, utilize aparelhos eletrônicos só quando for necessário.

13.Priorize experiências em vez de compras

Se na sua viagem você pretende comprar determinadas coisas, tire um dia para fazer isso e relaxe nos demais. Passar o tempo todo atrás de produtos e promoções, além de te fazer gastar mais, vai tomar o tempo que você tem para ir a lugares maneiros, shows, restaurantes e viver experiências únicas.

14.Planeje uma parada longa

Ou uma “stopover”. Algumas companhias aéreas permitem que você passe uma ou duas noites na cidade onde seu voo fará escala. É uma chance de conhecer um local extra durante a sua viagem. Cheque essa possibilidade quando estiver procurando passagens, só fique atenta à necessidade de vistos ou taxas para permanecer no lugar em questão. Às vezes o valor não compensa.

15.Procure lugares no seu próprio país

Esta dica é especialmente valiosa para nós, brasileiras. Quantos lugares incríveis existem em nossos próprio território? Viajar pelo Brasil é conhecer novas culturas sem sair do país. Eu sei que hoje em dia alguns destinos nacionais são tão caros quanto os internacionais, mas seguindo as dicas acima e pesquisando bastante, vale a pena aproveitar a riqueza de possibilidades que existe por aqui mesmo (muitas vezes até na nossa própria cidade ou em cidades vizinhas).

16.Não hesite em negociar

Muitas vezes você pode conseguir melhores condições de viagem apenas conversando. Por exemplo, se o hostel que você reservou não estiver lotado, há chances de você conseguir um quarto melhor pelo mesmo preço. Se você estiver com mais pessoas, pode conseguir descontos em passeios e tours. Basta tomar a iniciativa de perguntar e usar sua simpatia.

 


Essas são somente algumas dicas que te ajudarão a ter uma viagem mais completa. O que mais você diria para uma viajante que está começando? Qual é aquele segredinho que você não dispensa quando está planejando uma viagem?

Conte pra gente nos comentários!

 

*Texto adaptado deste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *