irlanda

17 Curiosidades que todo irlandês de coração precisa saber

Quando você pensa em Irlanda, o que vem à sua mente? Leprechauns, a cor verde, música folk, pubs, gente ruiva, Guinness… Todas as opções estão corretas!

No dia 17 de março comemora-se o mais famoso feriado irlandês: o St. Patrick’s (ou Paddy’s) Day. Atualmente, ele é celebrado em diversos países e acabou se tornando uma grande homenagem à maravilhosa cultura irlandesa.

A Irlanda é um dos lugares mais animados e amados do planeta. E se você também faz parte do time que tem um sentimento especial pela Terra dos Potes de Ouro, precisa ficar por dentro destas curiosidades!

1 . A Irlanda é o lar dos pubs. Em Dublin, estima-se que exista um pub para cada 100 habitantes!

2. E por falar em pub, os mais antigos pubs irlandeses chegam a ter mais de 900 anos de existência.

3. Irlandeses consomem chá como brasileiros consomem café. Ah! E acrescentam leite (muito comum na Grã-Bretanha). Cada um com seu pingado, né?

4. Gaélico irlandês, uma língua de origem celta, era a língua oficial da Irlanda antes da dominação inglesa, e por ser ensinada nas escolas, grande parte dos irlandeses tem alguma noção do idioma. Contudo, somente 2% da população atual fala gaélico como língua nativa.

5. A situação do gaélico vem se tornando tão crítica que em 2011, um censo mostrou que o polonês está se tornando a segunda língua mais falada da Irlanda: 82.600 irlandeses falam gaélico fora da escola, enquanto 119.526 falam polonês.

irlanda

6. “Sláinte” (pronúncia: slawn-cha) é como se diz “saúde!” em gaélico. Mas se você quer parecer um legítimo irlandês, aposte no “Sláinte agus táinte” (slawn-cha ogg-uss tawn-cheh), que quer dizer “saúde e riqueza”, ou no “Sláinte mhaith” (slawn-cha wyh), que quer dizer “boa saúde” (mas usaríamos no lugar de “Viva!”).

7. “Céad míle fáilte” é uma expressão gaélica que significa algo como “Cem mil boas-vindas”, e demonstra o quanto os irlandeses são acolhedores com seus visitantes.

8. São Patrício, o padroeiro da irlanda, viveu no século V. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Quando conseguiu fugir de seu cativeiro, voltou para a Bretanha e entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França).

9. Os mais famosos símbolos irlandeses são: a harpa (presente na bandeira irlandesa e na logomarca da Guinness), a cruz celta e o trevo. Embora o trevo de quatro folhas tenha ficado conhecido como um amuleto de sorte, o trevo original irlandês possui três folhas: era usado por São Patrício durante a evangelização, para explicar a Santíssima Trindade.

irlanda

 

10. A Irlanda tem seus próprios Jogos Olímpicos: os  “Tailteann Games“.  Eles acontecem desde a Idade do Ferro (acredita-se que tenham se iniciado entre 1829 e 1600 a.C.) e originalmente, foram instutuídos como uma cerimônia pela morte da Rainha Tailte.

11. O que nem todo mundo sabe, é que o “St. Patrick’s Day” só virou um feriado de farra e cerveja depois da emigração irlandesa para os EUA no século XIX. Antes era somente um feriado religioso.

irlanda

12. Ainda sobre festividades, o Halloween é de origem irlandesa. Suas raízes derivam de um festival celta chamado “Samhain“, que significa “fim do verão”. O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao “Rei dos mortos”.

13. A frase “Kiss me, I’m Irish” ou “Beije-me, sou irlandês” se popularizou fortemente por causa de uma rocha chamada “Blarney Stone“, localizada perto da cidade de Cork. Acredita-se que beijar a Blarney Stone traz boa sorte, mas se você não pode beijá-la, sua segunda opção para ter sorte é beijar um irlandês. É o que dizem!

irlanda

14. O lugar com o nome mais comprido na Irlanda é “Muckanaghederdauhaulia” (quero ver você falar em voz alta!).

15. O Titanic (Jack! Rose!), famoso navio naufragado, foi contruído em Belfast.

16. O termo “boicote” vem de um capitão irlandês chamado James Boycott, mas devido a um boicote dirigido à ele e não porque ele boicotou alguém.

17. A Irlanda tem uma constelação de autores renomados como Bram Stoker (Drácula), James Joyce (Ulisses), o poeta W. B. Yeats, Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver), Samuel Beckett (Esperando Godot), entre outros.


Agora que você já sabe várias coisas legais sobre a Irlanda,  pode pegar seu pint e celebrar como um verdadeiro irlandês!

E não se esqueça de compartilhar essas curiosidades com outros irlandeses de coração <3

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *