Viajando em segurança pelo Oriente Médio

Vamos esclarecer algo imediatamente: viajar com segurança pelo oriente médio é completamente possível. E você pode fazer isso sozinha se quiser.

O Oriente Médio é uma região incrivelmente empolgante para se visitar, e, com frequência é injustamente tratada com apreensão pela comunidade viajante. Há naturalmente algumas áreas que devem ser evitadas, particularmente por mulheres, mas isso não quer dizer que você não possa conhecer uma infinidade de outros lugares.

Como esta região possui uma eclosão de conflitos constante, é importante ficar de olho nas notícias e acompanhar a situação política, econômica e social dos países antes de ir. Pode ser prudente riscar da lista certos lugares durantes períodos conturbados, o que não quer dizer que você não poderá considerar visitá-los quando a poeira baixar.

Estreantes no Oriente Médio devem tentar Dubai, ou algum outro Estado dos Emirados, para um ambiente mais ocidentalizado. Para uma aventura inspirada nos antigos beduínos, considere fazer excursões ao Egito, Marrocos ou Tunísia. E nada se compara a ver pela primeira vez o glorioso arenito da Cidade Vermelha da Jordânia – Petra.

Petra (Jordânia)

Com as precauções adequadas, viajantes mulheres podem aproveitar o melhor da região e relaxar com relativa discrição.

Confira abaixo algumas medidas que você pode tomar para se sentir mais segura:

1. Aprenda algumas frases em Árabe

Saber como dizer “não, obrigada”, “quanto custa? e “você sabe falar inglês?” vai realmente te ajudar com interações diárias. Seu trunfo é “As-salaam alaykum”, “que a paz esteja com você”. Este cumprimento provavelmente terá uma resposta positiva de qualquer pessoa.

2. Use um anel de noivado

Fingir ser casada e usar um anel de noivado pode soar estranho e até insultante para nós, que possuímos maior liberdade sexual e afetiva em nosso país, mas isso pode evitar muitos incômodos no Oriente Médio. Colocando um anel de noivado, você indica que é comprometida e evita atenção não desejada de homens e também perguntas e questionamentos sobre seu estado civil, algo que é muito importante nesta parte do mundo.

3. Encontre uma parceira

Formar uma dupla de mulheres viajando juntas permitirá que você seja convidada para lares familiares, algo que não aconteceria se você estivesse sozinha. Ter alguém ao seu lado para experienciar todas as novos lugares, comidas e costumes também pode ser uma dádiva.

4. Use óculos escuros

É incrivelmente claro e quente nesta parte do mundo, então, óculos escuros são essenciais por razões práticas. Mas mais do que isso, eles permitem que você observe o ambiente sem fazer contato visual direto com membros do sexo oposto, evite confrontos e mal-entendidos.

5. Dirija-se para a Seção Familiar

No transporte público e espaços públicos como shoppings, praças de alimentação e restaurantes, há geralmente uma seção para famílias se sentarem, ou mulheres, ou crianças, separada de onde homens se sentam. Você não precisa ser parte de uma família para se sentar lá, é uma boa prática e fará você se sentir mais confortável.

6. Vista-se de acordo com o país

Nas áreas do Golfo, há uma tendência para se vestir totalmente de preto. Contudo, em outras parte do Oriente Médio como em Levant, o costume é usar burqas coloridas, vibrantes e alegres. Em grandes cidades, as roupas são mais ocidentalizadas, mas ainda conservadoras, e na maioria dos casos, vestir-se cobrindo os braços, ombros e pernas é aconselhável. Você pode precisar cobrir o cabelo em alguns lugares. O melhor conselho é pesquisar o que é apropriado ao cruzar qualquer fronteira.


Claro que, definitivamente, vale pena procurar informações específicas do país antes de ir. Há dicas gerais que vão te ajudar a viajar com segurança no Oriente Médio, mas esta é uma região de muita diversidade e nações cheias de suas próprias particularidades, cada uma com seus costumes, povo e paisagens únicas.

E você,  já visitou o Oriente Médio? Qual país seria sua primeira opção?

*Estas dicas foram publicadas pelo site Go Girl Guides

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *